Aliança, de São João do Oeste, venceu o Catarinense Não Profissional em 2024 — Foto: Reprodução/Redes sociais
O Campeonato Catarinense Não Profissional conta com craques acostumados nos grandes palcos do futebol brasileiro e internacional. Na edição 2025 tem campeão com a seleção brasileira, vencedores da Copa do Brasil e até bielorrusso que atuou em Jogos Olímpicos, entre outras caras conhecidas.
Confira abaixo algumas das atrações do torneio:
André Santos

André Santos joga no Bela Vista, clube de futebol amador de São José — Foto: Eduardo Pauli/Bela Vista
André Santos teve uma carreira vitoriosa, com vários grandes clubes no currículo, tanto do Brasil como do exterior. Após se formar nas categorias de base do Figueirense, o ex-lateral-esquerdo passou por Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, Fenerbahçe, Arsenal e Grêmio.
De 2009 a 2013, André Santos defendeu a seleção brasileira. No total, foram 24 jogos com a amarelinha e um título, o da Copa das Confederações de 2009.
Aos 42 anos, André Santos será o destaque do Bela Vista, de São José.
Beto Cachoeira

Beto Cachoeira joga no Içara, clube de futebol amador de Santa Catarina — Foto: Reprodução/Redes sociais
Beto Cachoeira foi campeão da Série C do Brasileiro em 2006 pelo Criciúma e teve uma boa passagem pelo Gaziantepspor, da Turquia.
No amador, o ex-atacante está construindo uma bela carreira. Já foi campeão do Catarinense Não Profissional, da Copa Sul dos Campeões e do Sul-Brasileiro.
Com 43 anos, Beto Cachoeira defende o Içara, da cidade com o mesmo nome, que fica no sul do estado.
Everton Santos

Everton Santos joga pelo Bela Vista, clube de futebol amador de São José — Foto: Eduardo Pauli/Bela Vista
Everton Santos também passou por grandes clubes, com destaque para Corinthians, PSG (França), Fluminense, Goiás e Ponte Preta.
O auge do ex-atacante foi no Figueirense, pelo qual passou em três oportunidades e fez história. No clube, conquistou um Catarinense (2014), uma Copa SC (2021) e fez o gol do acesso à Série A do Brasileiro em 2013, diante do Bragantino.
Aos 38 anos, ele acompanha André Santos no Bela Vista.
João Paulo

João Paulo joga no Bela Vista, clube de futebol amador de São José — Foto: Eduardo Pauli/Bela Vista
Vestiu camisas pesadas e teve conquistas com elas. Em 2013 e 2015 ele foi campeão da Copa do Brasil por Flamengo e Palmeiras, respectivamente. Na reta final da carreira também passou pelo Figueirense, pelo qual foi campeão catarinense em 2018. Seu último clube foi o América-MG, onde ficou entre 2019 e 2022, somando 111 partidas.
Ele será mais uma atração do Bela Vista na competição.
Renan Bressan

Renan Bressan vai jogar o Catarinense Não Profissional pelo 7 de Setembro — Foto: Gabriel Miranda
Meio-campista com passagens por Criciúma, Vila Nova, Juventude, CRB e Cuiabá, entre outros, Bressan viveu seu auge em uma pequena nação europeia: ele fez história na Bielorússia, defendendo o BATE Borisov, que chegou a disputar a Champions League.
O sucesso foi tanto que ele foi naturalizado e jogou pela seleção do país. Inclusive, enfrentou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e marcou o gol da Bielorrússia na derrota em 3 a 1, em duelo na fase de grupos.
Natural de Tubarão, o jogador de 36 anos vai defender o 7 de Setembro, de Braço do Norte, cidade do Sul do Estado.
Revson

Revson defende o Içara no Catarinense Não Profissional — Foto: Marcus Da Rolt/Içara FC
Revson fez base e se profissionalizou no Grêmio. Depois, passou por diversos clubes como Avaí, São Caetano, Bragantino, Operário-PR e Ypiranga de Erechim.
Em 2022, o ex-volante foi diagnosticado com miocardite e abandonou o futebol profissional. Seu último clube foi o Toledo, do Paraná, pelo qual foi vice-campeão paranaense em 2019.
Hoje, aos 37 anos, Revson defende o Içara, assim como Beto Cachoeira.
Rodrigo Silva

Rodrigo Silva joga no Bela Vista, clube de futebol amador de São José — Foto: Eduardo Pauli/Bela Vista
Rodrigo Silva foi um atacante que passou por diversos clubes brasileiros, como Figueirense, Criciúma, CRB, Botafogo-PB, Ceará e ABC.
Fora do país, Rodrigo Silva se firmou em Portugal, onde defendeu o Nacional em quatro temporadas e vestiu também as camisas de Leixões, União Leiria e Estoril Praia.
Aos 42 anos, ele é o comandante do ataque do Bela Vista.
Sobre a competição
O Campeonato Catarinense Não Profissional Adulto é integrado ao calendário oficial de competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF) desde 1986. O atual campeão é o Aliança, de São José do Oeste, que vai defender o título em 2025.
As equipes se classificam para a competição por meio das ligas filiadas à FCF. Cada liga tem sua forma de disputa específica, sendo em âmbito municipal ou regional, com campeões e vices garantindo vaga na competição estadual. Por isso, a competição já começa pela fase de quartas de final e se inicia neste sábado 20/09, com quatro partidas.
Fonte: GE/Florianópolis